terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DE SABER LER UMA IMAGEM

Os significados atribuídos ao mundo pelo ser humano são chamados de leitura. Portanto, o homem não lê apenas os textos escritos, mas lê igualmente outros tipos de textos, não verbais, aos quais também atribue significados.
No mundo contemporâneo, vivemos cercados por imagens visuais de todos os lados. Das indicações de trânsito às propagandas, dos ícones do computador à imagem televisiva e cinematográfica e aos graffitis, pixações, decalques e ilustrações nos muros, enfim, a imagem parece prevalecer em nossa vida. Já se disse que a palavra perderá seu lugar privilegiado na comunicação humana.
Pode-se discutir a validade dessa afirmação, mas não se pode negar a importância que a imagem tem hoje. Por isso, aprender a ler a imagem, isto é, os modos como atribuímos significados a elas, é um passo que nos leva à compreensão mais profunda de nossa sociedade e de nossa vida.
Dentre as imagens vale destacar de modo especial as de arte por serem as mais difíceis de decodificar, uma vez que a informação estética exige conhecimento específico de linguagens artísticas e de história da arte; conhecimento do contexto de produção da obra; disponibilidae interna para entender a arte a partir de suas propostas. Além disso, ela é inesgotável em uma única leitura e não pode ser traduzida para outra linguagem sem perder parte de seu conteúdo.
Todas essas características fazem da atribuição de significados às obras de arte uma tarefa que necessita de aprendizado específico, que resulta da convivência do indivíduo com ela, aguçando assim sua sensibilidade. Essa é a grande tarefa de pais e educadores visto que a arte é um modo privilegiado de conhecimento que se realiza por meio da análise de uma obra concreta e individual.
A leitura de uma obra de arte abre as portas para que possamos compreender as múltiplas possibilidades do mundo vivido, altera o modo como vemos a realidade ao mostrar outros mundos possíveis. Isso é concretizado por meio da imaginação criativa do indivíduo que ao analisar uma obra de arte atribue diversos sentidos, percebidos por meio do acolhimento da obra, pela afetividade, ou seja, deixando que a obra afete o seus sentimentos.
 É por isso que o conhecimento estético que uma obra de arte oferece não se resume ao conhecimento de um objeto, uma pessoa, uma paisagem, ou . . ., mas de todo um mundo de valores, de propostas, de desejos e de conhecimentos despertados no indivíduo durante a leitura de uma imagem ou (obra de arte), cujas reações a esse mundo descortinado revela o indivíduo que está realizando a leitura. 

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